Fortalecer suas unhas fracas, frágeis e quebradiças

Fortalecer suas unhas fracas, frágeis e quebradiças

Fortalecer Unhas fracas, frágeis e quebradiças  "Com o frenesi da arte das unhas em plena força, é provável que você esteja prestando mais atenção à sua ponta dos dedos do que nunca e como eles estão de acordo com as últimas manicures de "Faça Você Mesmo", seus amigos estão instagrando. O que significa que você provavelmente está em sintonia com as imperfeições que tornam sua "tela" não tão ideal para o seu trabalho de "pintura" mais recente. Rachadura, quebra, descamação - há muitas coisas que podem dar errado. Mas por que?

  Uma lição rápida de ciência: As unhas são compostos de células muito pequenas chamadas onicocíticos (tradução do inglês onychocytes), que são principalmente composta de queratina, diz Dana Stern, M.D., uma dermatologista com sede em Nova York especializada em unhas e em desordem das unhas. "Se você olhasse a unha sob um microscópio, na verdade ela parece quase como telhas de telhado em camadas. Então, essas células são muito delicadas e a unha é realmente extremamente absorvente", diz ela. "É cerca de 10 vezes mais absorvente que a pele". É por isso que quando você toma um banho longo, suas unhas ficam super macias e flexíveis.

  É importante notar que, se suas unhas se tornam extremamente frágeis do nada, pode ser um sinal de um problema de saúde, como a anemia ou uma condição de tireóide, diz Stern. Se for esse o caso, você deve consultar o seu médico. Além disso, aqueles que sofrem de um transtorno alimentar ou estão passando por quimioterapia podem ter fragilidade crônica devido a deficiência protéica grave. Se você não tem nenhum desses problemas de saúde, mas teve unhas fracas durante o tempo que você pode se lembrar, pode ser genético. "Se a sua mãe tem unhas frágeis, há uma boa chance de você também as ter", observa Stern.

  A natureza absorvente das unhas também as torna suscetíveis a muitos fatores externos, o que pode fazer com que elas se quebrem e se dividam. Aqui estão os três maiores culpados que, de acordo com Stern, podem estar mexendo com suas unhas:


Exposição à água
Quando você lava as mãos ou toma banho - ou vai a uma manicure - a água é absorvida nas unhas. Então, eventualmente, a água se difunde novamente. Essa mudança constante no volume de água faz com que as células se expandam e contraiam, esticando-as à medida que mudam continuamente o tamanho para acomodar mais ou menos água.

Mudanças climáticas sazonais
No inverno, os seus dias passam de um ambiente interno aquecidos para um ambiente frio ao ar livre (em algumas regiões do país). Com a mudança de temperatura vem diferentes níveis de umidade. Assim como a temperatura do seu corpo se ajusta a esses fluxos de temperatura dramáticos, o mesmo acontece com suas unhas. "O teor de água do ambiente está em fluxo, e também o conteúdo de água das nossas unhas", diz Stern, o que causa o mesmo tipo de tensão nas unhas e as enfraquece com a exposição da água.

Exposição química
A partir deste ponto, considere o removedor de unhas o inimigo. "O Removedor de esmalte é realmente um solvente - é forte, quase como um diluidor de tinta - e realmente seca a unha", diz Stern. O produto químico mais ofensivo é a acetona, mas isso não significa que os removedores sem acetona sejam muito melhores. "A versão sem acetona requer mais líquido e mais tempo de exposição", ressalta. Então, embora não seja tão agressivo, encharcar as unhas em mais produtos e esfregar de forma mais agressiva para remover o resíduo teimoso ainda é prejudicial. Nenhum estudo formal foi feito sobre o qual é realmente melhor, mas Stern sugere que a adição de acetona pode ser a melhor rota.

Quanto ao próprio esmalte, Stern diz que pode realmente ajudar a manter as células delicadas das unhas unidas, evitando que as pontas sejam descascadas. O problema é que, eventualmente, você deve retirá-lo. E você nunca o retira. "O problema de retirar o esmaltes é que você não está apenas tirando o esmalte, mas também tira a camada superior das células das unhas", diz Stern.

Recupere sua força
Fortalecer Unhas fracas, frágeis e quebradiças

Felizmente, é muito fácil proteger as unhas contra esses fatores prejudiciais. Experimente as sugestões simples de Stern que podem ajudar a criar um ambiente saudável para as unhas crescerem longas e fortes: use luvas ao manusear qualquer produto químico, lavando a louça ou lavando as roupas para evitar a exposição à água.

- Evite os desinfetantes de mão à base de álcool. Eles são muito secos. Em vez disso, lave as mãos com sabão hidratante.

- Mantenha suas unhas curtas para minimizar a área de superfície onde água e produtos químicos podem ser absorvidos.

- "O único suplemento que tem alguma evidência científica [para melhorar a saúde das unhas] por trás disso é a biotina", diz Stern. As unhas demoram seis meses para se substituir, então ela sugere tomar suplementos de biotina para pelo menos quatro meses para ver se isso funciona.

- Use óleo ou creme para cutícula para evitar a pele seca e os pedacinhos de pele solta. As cutículas ajudam a evitar que a água entre nas unhas, o que pode criar um ambiente para que as bactérias cresçam. Então, não corte-as - mantê-las hidratadas e simplesmente empurrá-las de volta para evitar infecções e deixe-as fazer o trabalho delas.

- Tire um tempo sem usar esmaltes. Se você tentou outras precauções e ainda está sofrendo de unhas frágeis, tire uma pausa do esmalte para dar as suas unhas algum tempo para voltar a formar-se. Quanto tempo é apropriado? "As unhas crescem lentamente e, infelizmente, leva tempo", diz Stern. "Eu diria que considero um feriado três meses"."


--------------------

No Brasil existem muitos fortalecedores de unha, mas alguns não fazem um fortalecimento de fato, mas um endurecimento. Da uma impressão da unha mais forte, mas ao cortar, elas não tem uma resistência natural. 

Se for utilizar fortalecedores, procure os que trabalham com a hidratação natural das unhas, e se possível, que tenha produtos para proteção e permita que continue fazendo seus cuidados diários de estética sem interromper a recuperação.



Fortalecedores de Unha:

Fortalecedor de Unha - Pro Unha (c/ Melaleuca)

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário

Preencha o campo abaixo com seu e-mail para receber uma nova senha
Enviar
Para alterar seu e-mail, preencha corretamente os campos abaixo e clique em enviar
Enviar
X
Agradecemos a sua compra: